PLAZA HERNÁN ROCCA C.
Mitología Amazónica presente
en la música Rock
La Amazonía está en vértigo.
Música y rock en la selva profunda. Flores y árboles si, ¡Cenizas NO! ¡Respeten la floresta! Ella canta y respira. Amazonia inmortal y misteriosa, fuente de inspiración.
P A R T I C I P A C I Ó N
MARCOS BIESEK
Guajará-mirim - BRASIL
Marcos Biesek: É um artista que se auto declara pertencente ao movimento Música Popular Amazônica (MPA), que descreve como um gênero que alterna elementos da música mundial com a temática amazônica, aglutinando a arte da mata à cultura pop universal. Em vias de completar 25 anos de estrada, é autor, no início da carreira, do hit “Força militar” música de muito sucesso no estado de Rondônia e em grande parte do Brasil. Lançada no ano 2000, juntamente com a banda “Os Químicos”, a canção teve seu auge quando da exibição, pela então celebrada MTV, do seu vídeo clipe, produzido em 2001 por Pilar de Zayas e Lídio Sohn. Em 2004 já em formato solo inicia as suas participações em mostras do Sesc e outros importantes festivais, como o Femucic em Maringá – PR e o Festcol em Colatina – ES, com canções como “Box 101” e “Souvenir” que renderam também um bom reconhecimento da crítica e encantaram as plateias pelos festivais por onde passaram. Para além dos shows e gravações, as letras de diversas canções de Marcos Biesek já foram utilizadas em ações de cunho educacional como ferramenta auxiliar de ensino, em ações em sala de aula, por professores de língua portuguesa, sociologia, literatura amazônica, redação, arte, entre outros, além de tema trabalho de conclusão de curso.
MONOLITO
Ariquemes - BRASIL
MONOLITO é uma banda brasileira de rock alternativo que mistura diferentes influências em um som denso. Vindos do norte do país, a atual formação juntou-se em 2019 e decidiu reunir diversas composições inacabadas, jams e riffs aleatórios para iniciar uma nova fase do projeto.
Wallas Ribeiro (guitarra e voz), Murilo Silva (baixo) e Gustavo Silveira (bateria), formam o power trio responsável pelo EP de lançamento da banda, DAZED, de 2020. As cinco faixas do disco apresentam uma banda com personalidade e sem medo de som barulhento.
Atualmente o grupo está finalizando os últimos detalhes para o lançamento do novo álbum, VOICE OF RAGE, produzido por Gustavo Vasquez no estúdio RockLab em Anápolis-GO As músicas tratam de temas diversos que vão da crítica à ordem vigente, se permeando por questionamentos sociais-políticos e chegando às contradições pessoais do ser. O lirismo do disco se encaixa aos temas instrumentais que trazem a banda em uma fase mais madura, com mais peso e vigor.
No currículo, MONOLITO já se apresentou em festivais como o Manaflor (2021), Circuito Soma (2021), PeAberto (2021), Festival Resistência (2021) e no Festival Casarão (2022).
As novidades e as músicas podem ser encontradas nas redes sociais (Instagram e Facebook) e nas plataformas digitais.
OS ÚLTIMOS
Ariquemes - BRASIL
Formada por Laura Brandhuber (bateria), Tom Rodrigues (guitarra/voz) e Rogério Madeira (baixo) a banda Os Últimos defende as cores do rock rondoniense desde 2011. Com três discos e um EP, a banda prepara o lançamento do quarto disco, um acústico.
Em 2021 lançou o disco DUALIDADE, contemplado por edital cultural proveniente da Lei Aldir Blanc, além de dois shows com o poeta Elizeu Braga. Em 2022 a banda foi novamente contemplada em dois editais e por isso, lançou o quarto disco da carreira, um acústico que compila os maiores sucessos, além de um EP colaborativo com outros artistas de Rondônia.
Músicas, vídeos, videoclipes, bastidores, ensaios, fotos, etc. podem ser encontrados nas redes sociais e plataformas streaming da banda:
MATOTEU
Guajará-mirim - BRASIL
O Projeto MatoTeu nasceu na cidade de Guajará-Mirim em Rondônia, situada na fronteira entre Brasil e Bolívia, um lugar à margem das atualizações culturais.
Apesar da grande fruição da cultura que emana do povo nesse lugar fronteiriço, onde culturas de dois países se misturam, o fazer artístico não é fomentado isso tem feito nossa cidade perder gradativamente a relação com a identidade artística regional. Junta-se a isso a inexistência de equipamentos culturais, tornando-se insustentável seguir na peleja de criar e produzir arte. Ainda assim, o Projeto MatoTeu produz música amazônica para alcançar e manter viva nossa identidade e para propagar nossas produções para o mundo.
É nesse espírito que nasce a banda PROJETO MATOTEU formada por Bruno Pinheiro na bateria, Dennys Costa na Guitarra e Paulo Santos na voz e no baixo. Nossas músicas refletem todos esses movimentos: a emigração e a imigração, o amor pela natureza exuberante que nos cerca, o amor às pessoas e às nossas relações com elas, o sentido da vida.
Criou-se um som com estilo próprio, que mistura várias influências: do rock ao folclore, do reggae à “tchabeta”, da “morna caboverdiana” ao samba, do jazz ao mbp, do pop ao maracatu, sem compromisso, mas com intenção.
As letras estão em crioulo caboverdiano, português e inglês. As músicas propõem uma viagem em sonoridades, partindo da África, atravessando o oceano, chegando ao Brasil, atravessando as suas vastas regiões até chegar a Guajará-Mirim, de onde parte de novo para o mundo.
Das dificuldades nasceram esses processos criativos que nos deram esses temas, para serem escutados aqui, ou em qualquer lugar do mundo.
banda cover
Guajará-mirim - BRASIL
BANDA COVER surgiu em 1989 fazendo cover do PINK FLOYD.
E assim tornou-se uma banda de Rock e pop rock animando as festas de Guajará-Mirim.
Hoje a Banda é formada pelos componentes Sandro Menacho (voz e guitarra), Charbel Bouchabki (bateria, Dennys Costa (guitarra), Rick Badra (guitarra), Bena (vocal) e Fredy Menacho (baixo).
JYMMY FRANCO
Ribeiralta - BOLIVIA
Breve
NYCTIBIUS
Guayaramerín - BOLIVIA
Es una banda de Hard Rock y Heavy Metal de la amazonía boliviana.
NYCTIBIUS nace a partir de la disolución y fusión de 2 bandas del norte de Bolivia; Hard Rock (Guayaramerín) y Chama Camano (Riberalta).
A finales del año 2019 Kirk Domingos (ex Hard Rock) y Briand Hinojosa (ex Chama Camano) deciden emprender un nuevo proyecto y reúnen a un grupo de músicos.
Yodhe (voz), Briand Hinojosa (guitarra melódica), Kirk Domingos (guitarra rítmica), Andrés Avirá (bajo) y Óscar Herrera (batería) son la actual formación de NYCTIBIUS que interpretan obras antológicas del rock clásico y actualmente se encuentran trabajando en un nuevo proyecto de su propia autoría.
TK
Trinidad - BOLIVIA
Em Breve